economia e finanças

Finanças Pessoais 101: Como Ensinar-se a Ter Sucesso com Dinheiro

O Personal Finance 101 é o passo inicial que você pode tomar para se tornar realmente auto-suficiente com o seu dinheiro. Incluirá várias áreas, como entender as despesas, criar um orçamento, economizar e investir no básico e muito mais. 

Muitos desses conceitos podem parecer difíceis de gerenciar ou que você deve ser altamente educado para fazer isso sozinho. Mas você – e qualquer pessoa – pode aprender a ter sucesso com dinheiro. 

Você não precisa ser um especialista para gerenciar suas finanças e pode ter pouco ou nenhum histórico anterior, mas ainda ganhar controle financeiro. 

Abaixo, compartilharei algumas das etapas que tomei para me ensinar e espero que você possa aplicar isso às suas próprias finanças pessoais. Será fácil? Não. Mas certamente também não é extremamente desafiador. 

Índice

Mudando sua mentalidade de dinheiro

Antes de entrarmos nos meus 101 passos de Finanças Pessoais, acho que um grande porteiro para administrar seu dinheiro com sucesso é sua mentalidade e mentalidade.  

Em primeiro lugar, muitas vezes a mídia ou especialistas financeiros fazem essas coisas parecerem complicadas ciências dos foguetes. Certamente alguns aspectos do financiamento podem ser, mas a maioria não é. Isso pode mexer com sua mentalidade e sentimentos em relação ao dinheiro desde o primeiro dia. Eu sei que fez por mim.

Outras vezes, é mais fácil negar nossas situações financeiras. Se você não prestar atenção ao problema, ele não existe, certo?

Mas como você sabe, essa “solução” temporária inevitavelmente será uma bola de neve no futuro, onde se tornará um problema muito mais desafiador. 

Outra maneira de impedir sua mentalidade é talvez você seja relativamente jovem, digamos dos 20 aos 30 e as finanças simplesmente não são uma prioridade para você. A mentalidade “eu vou me preocupar com isso mais tarde” aparece porque você tem tempo do seu lado.

Seja o que for, sua compreensão das finanças pessoais e a dedicação para controlá-la devem começar com a mentalidade certa. Caso contrário, não será uma prioridade para você nem dedicará tempo ao aprendizado. 

Infelizmente, não posso lhe dar o momento ou as etapas mágicas de “aha!” Para seguir o caminho mental certo. Somos todos únicos no que funciona.

Finanças Pessoais 101: Ensinando-se Sobre Dinheiro

Felizmente, a seção sobre mentalidade fez sentido e não saiu, tem alguma pregação de “auto-ajuda”. Minha intenção é realmente entranhar essa mentalidade é o primeiro ingrediente chave para determinar seu sucesso ao ensinar a si mesmo sobre dinheiro. 

Todos sabemos que a economia, o investimento e o orçamento são importantes, mas muitos deixam de tomar qualquer ação. Isso me inclui até 2014. Por quê?

Nada mudará se sua mentalidade estiver emperrada e você não tiver a disposição de apagar o equívoco de que as finanças pessoais são “muito difíceis”.

O ciclo de mudança tem que vir de dentro.

Normalmente, um momento da sua vida financeira pode ser a motivação e o impulso de que você precisa, mas mesmo assim não há garantia. 

Se você acha que ainda não está mentalmente preparado, as etapas abaixo não terão impacto a longo prazo. E tudo bem! Trabalhe em como você pode se motivar e entrar no estado de espírito certo para seguir ensinando a si mesmo sobre dinheiro.

Percebi que precisava fazer alterações em 2013, mas levei até 2014 para realmente fazer algo sobre isso e me senti pronto.

Mas se você estiver entusiasmado, realmente motivado para fazer mudanças e entender que será necessário um pouco de dedicação – você estará bem no caminho de se ensinar com sucesso. 

Criar metas financeiras

Antes de começar a ensinar a si mesmo, você deve entender o motivo pelo qual deseja aprender sobre dinheiro.

O que você quer mudar financeiramente? Como isso beneficiará sua vida agora e no futuro? Por que aprender sobre dinheiro é tão importante para você?

Se você não conhece seus objetivos financeiros , pode ser difícil saber por onde começar a aprender ou por que você está fazendo isso em primeiro lugar.

Quanto maior a motivação e a compreensão do impacto que isso terá, melhor você estará no trabalho de aprender.

Números em uma planilha

Ok, mais uma coisa antes de começarmos as etapas de aprendizado. Após seus objetivos, também é um bom momento para colocar vários números em uma planilha básica. 

Estou falando do seu salário, do salário mensal, das despesas mensais totais, do que você economizou (se houver), do que investiu (se houver), etc. Nada é necessário, apenas um despejo simples e organizado de informações. 

Quando vi tudo isso em um único local, isso me ajudou a ajustar meus objetivos e, na verdade, foi mais um alerta quando percebi o quanto eu gastaria demais em coisas desnecessárias.

Comece a ler livros com base em seus objetivos

Você quer conhecimento financeiro? Então, ler livros sobre dinheiro é crucial. A idéia de ler livros – especialmente sobre finanças – pode parecer um banquete para você.

Mas existem muitos livros excelentes por aí que são interessantes e facilitam o aprendizado sobre dinheiro. 

Dedique no mínimo 1-2 horas por semana lendo um livro de dinheiro.

Se você tem medo de distrações ou se esquece, marque sua agenda de e-mails para lembretes ou defina um alarme no telefone. 

Existem muitos livros sobre dinheiro por aí, então aqui estão alguns que eu acho que são os melhores (eles combinam coisas como mentalidade, banca, investimento, economia, etc.):

  • Ensinarei você a ser rico por Ramit Sethi
  • Pai Rico, Pai Pobre por Robert Kiyosaki 
  • O milionário ao lado, por Thomas J. Stanley e William D. Danko
  • DINHEIRO Domine o jogo: 7 passos simples para a liberdade financeira por Tony Robbins
  • Your Money or Your Life por Vicki Robin e Joe Dominguez

Leia blogs de finanças pessoais

Se você está lendo isso, então você já está fazendo o movimento certo!

Piscadela.

Mas, falando sério, os blogs de finanças pessoais podem realmente expandir seus conhecimentos e pontos de vista.  

No entanto, deixe-me fazer uma ressalva: nem todos os blogs de finanças pessoais são completamente precisos ou têm informações que se relacionam perfeitamente com você!

Ou seja, se algo ressoar com você, faça uma diligência adicional antes de seguir cegamente qualquer conselho financeiro direto. O mesmo vale para o conteúdo que você lê de mim! 

Mas, desde o início, quando me ensinava sobre dinheiro, encontrei um punhado de blogs que eram realmente perspicazes e percebi que vinha de pessoas como eu, era inspirador. 

Esses blogs podem ajudá-lo a pensar de maneira diferente e entender o dinheiro de pessoas que nem sempre são autores ou especialistas do setor.

Abra uma conta de investimento (corretagem ou IRA)

Espere, você está me dizendo para abrir uma conta de investimento quando eu ainda não souber sobre isso !? Não se preocupe, me escute aqui.

Qualquer que seja sua instituição financeira de escolha (recomendo o Vanguard ), você pode abrir uma conta gratuitamente e não depositar fundos imediatamente. Mas você também pode contribuir com uma pequena quantia para começar a aprender, como eu fiz.  

Se você é como eu, costumo ser um aprendiz melhor quando pratico o que leio ao mesmo tempo. Assim, abrir uma conta me familiarizou com os termos de investimento , a compreensão dos tipos de fundos, como a conta funciona e muito mais. 

Nunca coloque todo o seu dinheiro ou arrisque investir em ações individuais para começar. O objetivo aqui é tomar medidas para fazer algo e começar a aprender como as coisas funcionam. 

Assista a entrevistas com pessoas financeiras e financeiras conhecidas

Semelhante aos blogs de finanças pessoais, também nunca siga cegamente os conselhos de pessoas bem conhecidas das finanças. Muitos também terão coisas com as quais você concorda e alguns conselhos onde não quiser. 

Mas você ficaria surpreso com o que aprendeu, como começa a falar sobre dinheiro e aonde sua mentalidade pode ir assistindo entrevistas e discussões.

Dave Ramsey, Warren Buffet e Tony Robbins são alguns nomes populares no espaço. Não, eles não são perfeitos, mas você fica exposto a diferentes idéias, estratégias e etapas com as finanças.

O mesmo acontece com os autores de livros financeiros, ouça suas entrevistas ou assista no Youtube. 

Converse com alguém que domina suas finanças

Às vezes, os melhores conselhos e conhecimentos vêm de alguém que realmente já sabe lidar com suas finanças pessoais.   Talvez seja um colega, um membro da família de confiança ou até amigos íntimos. 

E não, não conselhos como os investimentos mais recentes ou comentários dos irmãos Bitcoin que dizem: “entre e fique rico!” Não odeio o Bitcoin, mas você sabe o tipo de conselho sobre dinheiro que estou me referindo também.

Você quer alguém que realmente tenha um histórico comprovado de conhecimento e sucesso. Eles podem ajudá-lo a se manter motivado e ensinar o que funcionou para suas próprias finanças. 

Bônus: algumas ferramentas de dinheiro para ajudar sua jornada

Ao começar a aprender sobre dinheiro e finanças pessoais, existem algumas ferramentas que podem ajudar ainda mais sua jornada. Muitos deles serão úteis para rastrear dados financeiros importantes, outros ajudarão você a entender mais sobre seu dinheiro. 

YNAB: Se o orçamento e as planilhas ainda o assustam ou confundem, há uma ótima solução para tentar.Chama-se Você precisa de um orçamento (YNAB). Você pode experimentá-lo gratuitamente por 34 dias, mas pode ser um divisor de águas se precisar de ajuda enquanto se tornar o mestre do Personal Finance 101.

Capital pessoal: acompanhe seu patrimônio líquido, fluxo de caixa, investimentos e obtenha conselhos em todo o Capital pessoal . Essa ferramenta gratuita é vital para se tornar mais consciente financeiramente e garantir que você esteja no caminho certo. Inscreva-se e use-o gratuitamente !

Blooom : se você possui uma empresa com 401k atualmente, mas não conhece nem entende muito sobre certos aspectos, o analisador gratuito da Blooom pode ajudar. A plataforma fornece informações, recomendações e muito mais sobre sua conta de aposentadoria. Comece gratuitamente aqui .  

Bolotas : Uma das melhores maneiras de obter melhores hábitos financeiros com economia e investimento é usar um aplicativo como a Bolotas . O serviço usa sua alteração sobressalente para investir em diferentes portfólios compostos por ETFs. Eles também oferecem muitos artigos e conselhos de especialistas para ajudá-lo a aprender mais. Inscreva-se no Acorns aqui e receba um bônus de US $ 5 na sua conta.  

Pensamentos finais

Felizmente, você não estava procurando por receitas secretas quando se trata de se ensinar sobre dinheiro. O exemplo acima é o método exato que eu segui, o que me ajudou a obter o seguinte em alguns anos:

  • No meu caminho para economizar e ter investido US $ 100.000.
  • Derrubei 95% da minha dívida de empréstimo estudantil e paguei totalmente o meu carro.
  • Aumentei minha renda em tempo integral em 120% e escapei da vida útil do cubículo 9-5.
  • Manter perto de uma taxa de economia de 65% quando o americano médio economiza menos de 5%!
  • Estou autogerindo todos os meus investimentos e finanças

Você saberá tudo sobre dinheiro? Provavelmente não. Mas o objetivo é que você se torne um mestre do Personal Finance 101, o que é suficiente para fazer grandes progressos em sua vida. 

E enquanto eu assumi o controle de minhas finanças, ainda estou aprendendo até hoje! Relei livros, encontro novos, ainda converso com amigos, assisto a documentários relacionados a dinheiro, etc. 

Você nunca deve parar de aprender, mas precisa tomar medidas e ser consistente, se quiser resultados reais. Boa sorte na sua jornada financeira!

Comment here