economia e finanças

Controlando a fluência no estilo de vida: a armadilha financeira que machuca seus bolsos

Quer você perceba ou não, em algum momento de sua vida, você pode ser culpado de um conceito chamado estilo de vida assustador . É uma armadilha financeira totalmente comum que pode surgir sem você perceber. 

Normalmente, isso começará a acontecer à medida que você cresce em sua carreira profissional e começa a ganhar mais dinheiro.

Agora, a fluência no estilo de vida não é algo que todos necessariamente experimentam, pois é importante não generalizar demais e assumir que todos já sentiram essa armadilha.

Mas isso acontece com frequência e o impacto pode ser prejudicial à sua vida financeira, o que muitas vezes você não percebe até que suas finanças estejam em ruínas.

Não quero assustá-lo, mas espero que essas linhas de abertura prendam sua atenção! A boa notícia sobre a fluência no estilo de vida é que ele pode ser remediado e evitado no futuro. 

Aqui está um pouco mais sobre o que é abordado neste artigo:

Índice

O que é Lifestyle Creep? (Também conhecida como inflação no estilo de vida)

Você já deve ter ouvido isso antes, mas a fluência no estilo de vida é algo que você precisa conhecer e entender. 

A fluência no estilo de vida ou “inflação no estilo de vida” ocorre quando seu padrão de vida melhora com o aumento da sua renda. E o que você pode ter visto como luxo no passado agora está se tornando uma necessidade em sua vida.

Então, quando você começa a gerar mais renda , você começa lentamente a gastar mais sem perceber. 

Como você tem mais renda à sua disposição, as tentações aumentam lentamente seu interesse ou você tende a comprar itens mais caros porque pode pagar. 

Por exemplo, você normalmente pode sempre manter um determinado orçamento de supermercado, mas agora se preocupa menos e cada vez que compra seus gastos, talvez US $ 50 a US $ 100 a mais. Ou talvez, você não se preocupe com os itens à venda enquanto faz compras como costumava fazer.

Talvez você comece a tirar férias mais caras, atualizando seu carro para algo com mais luxo a cada ano ou dois. Agora, algumas pessoas podem ser mais agressivas com os gastos, mas para a maioria isso é um processo gradual. 

Nesse ponto, você se acostuma a ter coisas mais agradáveis ​​ou mais luxos, que se normalizam em sua mente. Ou seja, você não pode imaginar viver sem suas formas atuais de gastar. 

De repente, você está de volta a um estilo de vida de salário em salário ou tem pouco economizado ou investido, o que o deixa pensando: “WTF!”

E não precisa ser um grande salto salarial onde isso entra em ação. Você pode ir de US $ 30.000 a US $ 50.000 e pode começar a experimentar uma mudança no estilo de vida. Ou pode acontecer de alguém que vai de US $ 100 mil a US $ 200 mil. 

Estilo de vida fluência não tem limites salariais! 

“Quase um em cada 10 trabalhadores que ganham mais de US $ 100.000 em salário vivo em salário”. – Forbes

Não há problema em melhorar sua vida

Antes de você zombar disso e dizer: “O que há de errado em melhorar seu padrão de vida se você tiver os meios?” Não digo nada, desde que com moderação e se você estiver preparado financeiramente.A maneira como você escolhe gastar seu dinheiro é com você e eu acho que é importante cuidar de si mesmo. 

Eu sei que depois que troquei de carreira e consegui um emprego melhor, me mudei para um apartamento melhor. Mas eu já tinha garantido que havia construído um fundo de emergência, que estava pagando primeiro (economizando dinheiro e investindo para a aposentadoria primeiro) e que mantinha um orçamento simples.  

O desafio é que, muitas vezes, perdemos a noção do orçamento, da economia e do investimento para nós mesmos, família e futuro. Em vez disso, os itens materiais e a emoção de ter dinheiro para fazer mais são atraentes. 

E claro, a felicidade temporária e a euforia que você obtém ao gastar dinheiro com as coisas que você quer são ótimas, mas no final são apenas “coisas”.

A felicidade desaparecerá e suas finanças não parecerão tão quentes, mesmo quando você conseguir mais receita do que antes.

Em seguida, você estará trabalhando mais e mais horas para cobrir seu novo estilo de vida e suas despesas. Então, no seu próximo aumento salarial , você acha que as coisas serão diferentes. Mas, infelizmente, você provavelmente voltará ao mesmo ciclo de estilo de vida.  

Alguns exemplos de fluência no estilo de vida

Embora eu tenha mencionado alguns exemplos rápidos de fluência no estilo de vida acima, eu queria fornecer mais alguns. Muitos deles podem ter repercussão com você ou talvez você não tenha percebido o que estava fazendo. 

Novamente, como o estilo de vida geralmente se esgota e é uma acumulação gradual, é difícil perceber que você está sendo vítima. Isto é o que o torna tão perigoso para suas finanças. 

Muitos desses exemplos serão relativamente pequenos, mas podem começar a aumentar as compras de estilo de vida mais extravagantes.

Isso pode prejudicar seus planos de aposentadoria, configurar mais dívidas, não fazer com que você não esteja preparado para uma emergência e muito mais.   Essencialmente, mesmo com um salário maior, agora você está vivendo além do seu alcance .

Alguns exemplos potenciais de fluência no estilo de vida:

  • Atualizando seu voo para assentos premium
  • Comer fora com frequência e em lugares mais caros
  • Comprar roupas novas com frequência só porque
  • Gastar mais no supermercado sem um orçamento em mente
  • Atualizando seu carro para algo mais luxuoso (e com mais frequência)
  • Comprar ou alugar uma casa, apartamento ou condomínio mais caro
  • Compra de vários carros, casas, barcos etc. apenas porque você pode

É fácil racionalizar esses exemplos e outros hábitos de consumo, devido à conveniência e ao “por que não”, se você tiver o dinheiro. 

Muitas vezes você pode não ter conseguido experimentar essas coisas crescendo ou mesmo com faixas salariais anteriores. Mas agora você pode se dar ao luxo de fazer mais coisas do que nunca e é emocionante. 

Este é um estimulante de fluência enorme no estilo de vida e pode ser difícil de controlar. 


“Mais de 1 em cada 4 trabalhadores não economiza todos os meses.” – Forbes

Dicas para evitar ou reverter o estilo de vida reverso

Embora seja possível evitar e reverter a fluência no estilo de vida, não será fácil para todos. Depende da profundidade de seus hábitos de consumo, mas também de quanto trabalho você deseja dedicar para corrigir seu caminho financeiro. 

Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar a fluência no estilo de vida ou a revertê-la se você perceber que pode ser culpado de “a fluência”. 

Faça escolhas de gastos financeiros mais inteligentes

Não, certo? 

Mas com isso quero dizer que você não precisa eliminar todos os gastos da sua vida e apenas acumular seu dinheiro. Tudo se resume a priorizar e colocar algum controle em suas decisões de compra. 

Eu acho que o conceito está realmente identificando suas necessidades versus desejos. Entendendo o que é importante para você e percebendo que você nem sempre pode ter tudo; caso contrário, é quando os problemas financeiros podem surgir. 

Pratique pagar-se primeiro

Um dos meus processos básicos é pagar primeiro a si próprio. Algo sobre o qual escrevi antes e mencionei em vários outros artigos. Mas pode ajudá-lo a remover a fluência do estilo de vida da sua vida. 

Isso significa que você está investindo dinheiro na aposentadoria ou na poupança antes de tocar nesse dinheiro para qualquer outra coisa. No início, você deve automatizar esse processo para nem pensar nisso. 

Agora você tem dinheiro indo para os lugares certos primeiro, depois suas contas e o que sobra pode ser o seu dinheiro para “gastar”. Isso ajuda a definir um limite para si mesmo.

No entanto, percebo que ainda podem existir tentações para começar a usar um cartão de crédito. 

Você realmente terá que aprender o autocontrole e entender como isso pode afetar negativamente sua vida. Isso não pode ser ensinado, você deve desenvolver a mentalidade por conta própria.  

Crie uma planilha de suas despesas

Se você adora o estilo de vida, será bom planejar suas despesas em uma planilha. Bem como todos os seus gastos e pagamentos aleatórios. 

Você pode pensar que sabe muito bem, mas é muito provável que seus números estejam muito distantes ou que você esteja deixando itens de fora.

Ver tudo isso junto e os totais podem ser uma experiência realmente reveladora.

Isso pode ajudá-lo a descobrir onde gastar mais, o que precisa reduzir e manter uma trilha muito melhor com seu dinheiro. Isso pode adicionar um pouco de responsabilidade extra às suas finanças. Gosto de usar o Capital Pessoal, que não apenas mostra meus gastos, mas como meus investimentos são executados e como meu patrimônio líquido está crescendo. Isso me ajuda a manter o foco nas minhas finanças. Inscreva-se gratuitamente para começar a usar a plataforma, o aplicativo e as ferramentas gratuitas.

Anote suas metas financeiras

Além de fazer escolhas mais inteligentes e analisar as despesas, quais são seus objetivos financeiros na vida?

Criar e anotá-las pode ajudá-lo a estabelecer um plano para o seu dinheiro e ter mais motivação para alcançá-los. Dessa forma, você permanece focado nos objetivos, em vez de gastar frivolamente. 

E seus objetivos financeiros não precisam ser complicados, mas você pode criar vários níveis de objetivos financeiros. Você pode aprender mais sobre como fazer isso aqui . 

Mantenha-se em despesas fixas

Uma enorme razão pela qual a fluência no estilo de vida acontece é gastar demais com qualquer aumento salarial que você possa obter. Talvez você tenha trocado de emprego, tenha recebido um bom aumento ou tenha mudado para um novo cargo com um salário melhor. 

O que acontece com esse aumento salarial é que rapidamente pensamos no que podemos fazer e gastar.Nem sempre, mas muitas vezes é emocionante pensar nisso! Eu sei ‘com dois saltos de salário diferentes, eu senti isso internamente.

A chave é manter o nível de liderança e estabelecer um plano para o novo salário. Certamente é bom adicionar um pouco mais ao seu fundo de gastos, mas sua melhor opção é depositar ou investir a maior parte desse aumento (ou pagar mais com dívidas anteriores, se houver). 

Mantenha suas despesas relativamente iguais, não faça grandes atualizações (carro, apartamento, casa) ou obtenha novas assinaturas mensais recorrentes. Ficar em um montante relativamente fixo de despesas mantém suas finanças com boa aparência. 

Lembre-se de que bens materiais não o definem

Com muita frequência, somos apanhados nas coisas materiais e vemos isso como definindo quem somos. Quanto mais coisas tivermos – quanto maior a nossa casa, mais luxuoso o nosso carro, etc. – mais felizes seremos e melhor pareceremos. 

Mas olhar para as mídias sociais e acompanhar amigos, familiares ou vizinhos é uma boa maneira de acabar com o estilo de vida. 

Isso é ótimo, outros estão fazendo isso ou comprando aquilo, mas lembre-se de que a maioria está atualizando apenas para manter as aparências.

Você não sabe o que acontece nos bastidores financeiramente, então, enquanto segue a suíte e acaba na mesma armadilha financeira? 

Concentre-se em você e não deixe que os outros o preocupem ou o definam pelo seu estilo de vida ou pelo que você tem. O estilo de vida rasteja, o que pode ser uma preocupação e você ficará muito mais feliz. 

Pensamentos finais

A fluência no estilo de vida é sorrateira, ardilosa e seduz você a gastar sem perceber. Até muito mais tarde, quando você começa a perceber que tem um problema de gastos e seus bolsos estão vazios. 

A parte importante é não ficar desanimado ou envergonhado com suas finanças, pois é completamente comum. Basta começar a procurar os problemas e começar a agir! 

Espero que o exposto acima o ajude a entender melhor esse conceito e que essas dicas o ajudem a reverter qualquer estilo de vida que você possa estar enfrentando.

Comment here