economia e finanças

Como o estilo de vida minimalista beneficia suas finanças (mas é adequado para você?)

Se você leu artigos sobre a comunidade de finanças pessoais ou FIRE (independência financeira / se aposenta mais cedo), pode ter se deparado com quantas praticam o minimalismo. Se você leu artigos sobre a comunidade de finanças pessoais ou FIRE (independência financeira / se aposenta mais cedo), pode ter se deparado com quantas praticam o minimalismo.

Aqueles que alcançaram a aposentadoria precoce aos 30 anos, por exemplo, vivem um estilo de vida minimalista que fazia parte de sua estratégia financeira.Aqueles que alcançaram a aposentadoria precoce aos 30 anos, por exemplo, vivem um estilo de vida minimalista que fazia parte de sua estratégia financeira.

Hoje, essa idéia não é necessariamente nova ou revolucionária, mas mais pessoas pareciam atraídas por esse modo de viver ou fascinadas por quem o pratica.Hoje, essa idéia não é necessariamente nova ou revolucionária, mas mais pessoas pareciam atraídas por esse modo de viver ou fascinadas por quem o pratica.

Embora haja benefícios para suas finanças, a que custo você está sacrificando sua qualidade de vida? Ou talvez seja a qualidade de vida que você deseja?Embora haja benefícios para suas finanças, a que custo você está sacrificando sua qualidade de vida? Ou talvez seja a qualidade de vida que você deseja?

Abaixo, abordarei qual é o estilo de vida minimalista, como ele pode beneficiar suas finanças e se é adequado para você.Abaixo, abordarei qual é o estilo de vida minimalista, como ele pode beneficiar suas finanças e se é adequado para você.

ÍndiceÍndice

Qual é o estilo de vida minimalista?Qual é o estilo de vida minimalista?

O estilo de vida minimalista é uma filosofia que se concentra em simplificar sua vida, livrando-se do excesso de coisas e vivendo a vida com base em experiências e não em itens materiais. O estilo de vida minimalista é uma filosofia que se concentra em simplificar sua vida, livrando-se do excesso de coisas e vivendo a vida com base em experiências e não em itens materiais.

O objetivo é que você não seja controlado por bens e livrando sua vida da necessidade de consumir constantemente. É tudo uma questão de melhorar sua qualidade de vida, removendo a quantidade de coisas que você considera importantes para a maneira como vive.O objetivo é que você não seja controlado por bens e livrando sua vida da necessidade de consumir constantemente. É tudo uma questão de melhorar sua qualidade de vida, removendo a quantidade de coisas que você considera importantes para a maneira como vive.

E ao ler tudo isso, você provavelmente pode ver como esse estilo de vida de ter menos coisas pode ajudar suas finanças (mais sobre isso na próxima seção).E ao ler tudo isso, você provavelmente pode ver como esse estilo de vida de ter menos coisas pode ajudar suas finanças (mais sobre isso na próxima seção).

Eu acho que o estilo de vida minimalista também às vezes assusta as pessoas. Eu acho que o estilo de vida minimalista também às vezes assusta as pessoas.

Alguns têm a impressão de viver em um barraco no meio das palavras, viver fora da terra, sem eletricidade ou água corrente, etc. Isso pode muito bem ser a escolha de algumas pessoas, mas isso está mais no extremo do minimalismo. Alguns têm a impressão de viver em um barraco no meio das palavras, viver fora da terra, sem eletricidade ou água corrente, etc. Isso pode muito bem ser a escolha de algumas pessoas, mas isso está mais no extremo do minimalismo.

No entanto, muito do que você pode ler daqueles que alcançaram o FIRE está vivendo em uma pequena casa , talvez viajando em um trailer de corrente de ar , não possua carro, etc. Existem muitos exemplos e é bastante interessante ler estes histórias.No entanto, muito do que você pode ler daqueles que alcançaram o FIRE está vivendo em uma pequena casa , talvez viajando em um trailer de corrente de ar , não possua carro, etc. Existem muitos exemplos e é bastante interessante ler estes histórias.

Também há um enorme grupo Reddit dedicado ao minimalismo , com mais de 350.000 assinantes atualmente.Também há um enorme grupo Reddit dedicado ao minimalismo , com mais de 350.000 assinantes atualmente.

Mas isso não significa que você tenha que respeitar toda filosofia minimalista. Minimalismo é apenas ter menos e fazer menos das coisas que não importam.  Mas isso não significa que você tenha que respeitar toda filosofia minimalista. Minimalismo é apenas ter menos e fazer menos das coisas que não importam.  

Como o estilo de vida minimalista pode ajudar suas finançasComo o estilo de vida minimalista pode ajudar suas finanças

Tenho certeza de que você já deve estar pensando em como o estilo de vida minimalista pode ajudar suas finanças. Mas estou explorando alguns impactos que acho que o minimalismo pode ter no seu dinheiro.Tenho certeza de que você já deve estar pensando em como o estilo de vida minimalista pode ajudar suas finanças. Mas estou explorando alguns impactos que acho que o minimalismo pode ter no seu dinheiro.

Você pode sugerir um pouco mais, mas, para o bem deste post, eu queria mantê-lo relativamente simples (veja o que eu fiz lá? Não? Não importa). Abaixo estão as principais áreas que acho que o minimalismo ajuda principalmente sua saúde financeira.Você pode sugerir um pouco mais, mas, para o bem deste post, eu queria mantê-lo relativamente simples (veja o que eu fiz lá? Não? Não importa).  Abaixo estão as principais áreas que acho que o minimalismo ajuda principalmente sua saúde financeira.

O minimalismo ajuda você a gastar demaisO minimalismo ajuda você a gastar demais

Eu acho que um dos grandes aspectos do estilo de vida minimalista é que ele ajuda a impedir que você gaste demais nas coisas . Isso não significa que você nunca compra nada ou deve ser 100% contra a compra de vez em quando.Eu acho que um dos grandes aspectos do estilo de vida minimalista é que ajuda a impedi-lo de overspending on things. Isso não significa que você nunca compra nada ou deve ser 100% contra a compra de vez em quando.

Em vez disso, ajuda a priorizar seus gastos e obriga a pensar mais sobre o motivo de comprar algo. Em vez de comprar as coisas aleatoriamente porque você tem o impulso de comprá-las, pense no impacto imediato nas suas finanças.Em vez disso, ajuda a priorizar seus gastos e obriga a pensar mais sobre o motivo de comprar algo. Em vez de comprar as coisas aleatoriamente porque você tem o impulso de comprá-las, pense no impacto imediato nas suas finanças.

Se você deseja economizar agressivamente ou ficar livre da dívida, saber como priorizar seus hábitos de consumo será impulsionado por seus objetivos financeiros. Isso também não é fácil no começo, se você está acostumado a consumir coisas por capricho.Se você deseja economizar agressivamente ou ficar livre da dívida, saber como priorizar seus hábitos de consumo será impulsionado por seus objetivos financeiros. Isso também não é fácil no começo, se você está acostumado a consumir coisas por capricho.

Mas o impacto de não gastar demais, é mais para economizar! Além disso, ter mais para economizar também ajuda a derrubar qualquer dívida mais rapidamente, porque você pode pagar.Mas o impacto de não gastar demais, é mais para economizar! Além disso, ter mais para economizar também ajuda a derrubar qualquer dívida mais rapidamente, porque você pode pagar.

Relacionados: Relacionados: Como economizar US $ 100 mil: a jornada para esse marco financeiroComo economizar US $ 100 mil: a jornada para esse marco financeiro

Minimalismo ajuda a reconhecer necessidades versus desejosMinimalismo ajuda a reconhecer necessidades versus desejos

Isso também nos leva a esse ponto, o minimalismo ajuda a reconhecer e priorizar suas necessidades versus desejos . Isso também afeta suas finanças de uma maneira boa e ajuda a parar de gastar demais (veja acima).Isso também nos leva a esse ponto, o minimalismo ajuda a reconhecer e priorizar suas needs versus wants. Isso também afeta suas finanças de uma maneira boa e ajuda a parar de gastar demais (veja acima).

Nossa sociedade, sem dúvida, tem um problema de consumo nas coisas que queremos, mas são coisas que não agregam necessariamente muito valor a longo prazo.Nossa sociedade, sem dúvida, tem um consumption problemnas coisas que queremos ter, mas são coisas que não agregam necessariamente muito valor a longo prazo.

Necessidades são algo que melhoram sua qualidade de vida ou são necessidades da vida. O dinheiro gasto pode poupar financeiramente mais tarde.Necessidades são algo que melhoram sua qualidade de vida ou são necessidades da vida. O dinheiro gasto pode poupar financeiramente mais tarde.

Em vez disso, os “desejos” são coisas que temos no momento porque sentimos a necessidade de tê-los. Como roupas, videogames etc.Em vez disso, os “desejos” são coisas que temos no momento porque sentimos a necessidade de tê-los. Como roupas, videogames etc.

Os “desejos” também têm mais conseqüências a longo prazo em nossas finanças, como endividar-se ou não economizar, porque compramos para gratificação instantânea.  Os “desejos” também têm mais conseqüências a longo prazo em nossas finanças, como endividar-se ou não economizar, porque compramos para gratificação instantânea.  

E se você leu meu conteúdo, sabe que ocasionalmente não sou contra a compra de coisas que o fazem feliz. Mas, trata-se de equilíbrio e ter mais consciência de suas necessidades versus desejos.E se você leu meu conteúdo, sabe que ocasionalmente não sou contra a compra de coisas que o fazem feliz. Mas, trata-se de equilíbrio e ter mais consciência de suas necessidades versus desejos.

Minimalismo ajuda a mudar sua mentalidadeMinimalismo ajuda a mudar sua mentalidade

Uma grande vantagem que vejo ao praticar um pouco de minimalismo é transformar sua mentalidade de consumidor em investidor. Isso meio que coincide com o aspecto excessivo, mas acho que ainda é uma vantagem separada.Uma grande vantagem que vejo ao praticar um pouco de minimalismo é transformar sua mentalidade de consumidor em investidor. Isso meio que coincide com o aspecto excessivo, mas acho que ainda é uma vantagem separada.

Com um estilo de vida minimalista, você gasta menos e vive com menos coisas. Isso pode ser difícil no começo, mas é o primeiro passo para a transição para a mentalidade do investidor.Com um estilo de vida minimalista, você gasta menos e vive com menos coisas. Isso pode ser difícil no começo, mas é o primeiro passo para a transição para a mentalidade do investidor.

Você pode nem perceber, mas compra menos coisas e agora:Você pode nem perceber, mas compra menos coisas e agora:

  • Investir apenas em compras com apenas o maior valorInvestir apenas em compras com apenas o maior valor
  • Investir tempo na sua vida, descartando atividades caras que não agregam valorInvestir tempo na sua vida, descartando atividades caras que não agregam valor
  • Investir em si mesmo, sem gastar demais e economizarInvestir em si mesmo, sem gastar demais e economizar
  • E provavelmente investindo seu dinheiro em ativos, em vez de passivosE provavelmente investindo seu dinheiro em ativos, em vez de passivos

Essas coisas mudam sua mentalidade para uma mentalidade de investidor, fácil de entender por que isso é tão impactante para suas finanças pessoais.Essas coisas mudam sua mentalidade para uma mentalidade de investidor, fácil de entender por que isso é tão impactante para suas finanças pessoais.

É o estilo de vida minimalista para mim?É o estilo de vida minimalista para mim?

Agora que você entende o movimento e como ele pode ajudar suas finanças, esse tipo de estilo de vida é ideal para você? Eu acho que depende da sua personalidade e da sua situação financeira.Agora que você entende o movimento e como ele pode ajudar suas finanças, esse tipo de estilo de vida é ideal para você? Eu acho que depende da sua personalidade e da sua situação financeira.

O que lhe traz alegria na vida? Quais são as suas aspirações financeiras?O que lhe traz alegria na vida? Quais são as suas aspirações financeiras?

Eu acho que o legal do estilo de vida é que você não precisa ser extremo ou respeitar o que todo minimalista pode estar fazendo. Você pode ser seletivo sobre o que simplificar, o que, mesmo em pequenas doses, pode melhorar suas finanças.Eu acho que o legal do estilo de vida é que você não precisa ser extremo ou respeitar o que todo minimalista pode estar fazendo. Você pode ser seletivo sobre o que simplificar, o que, mesmo em pequenas doses, pode melhorar suas finanças.

Para mim, acho que as pequenas casas, vivendo fora da terra e viajando em um Airstream, são bem legais. Mas eu sei que isso não é uma qualidade de vida a longo prazo para mim pessoalmente.Para mim, acho que as pequenas casas, vivendo fora da terra e viajando em um Airstream, são bem legais. Mas eu sei que isso não é uma qualidade de vida a longo prazo para mim pessoalmente.

Gosto da idéia de sair e experimentar novos restaurantes de tempos em tempos. Também gosto de bons carros, de coisas legais e de viajar com frequência. Mas, com moderação e quando sei, posso pagar sem me colocar em risco financeiro.Gosto da idéia de sair e experimentar novos restaurantes de tempos em tempos. Também gosto de bons carros, de coisas legais e de viajar com frequência. Mas, com moderação e quando sei, posso pagar sem me colocar em risco financeiro.

No entanto, também recortei muitas coisas, como fazer compras em geral, organizar coisas que eu tinha, não atualizar apenas porque posso (como morar) etc. Parar o consumo excessivo e ser feliz sem gastar demais são as coisas simples que ajudaram meus carteira com certeza. No entanto, também recortei muitas coisas, como fazer compras em geral, organizar coisas que eu tinha, não atualizar apenas porque posso (como morar) etc. Parar o consumo excessivo e ser feliz sem gastar demais são as coisas simples que ajudaram minha empresa. carteira com certeza.

Então, de certa forma, você poderia dizer que pratico um pouco o estilo de vida minimalista, mas ele não consome toda a minha vida nem penso muito sobre isso. Parece que algumas das partes desse estilo de vida começaram naturalmente a se encaixar na minha vida.Então, de certa forma, você poderia dizer que pratico um pouco o estilo de vida minimalista, mas ele não consome toda a minha vida nem penso muito sobre isso. Parece que algumas das partes desse estilo de vida começaram naturalmente a se encaixar na minha vida.

O estilo de vida minimalista é ideal para você? Para a maioria das pessoas, acho que praticar alguns princípios básicos é importante para sua vida e finanças. Não há necessidade de ser muito agressivo ou estar no extremo extremo do minimalismo (é claro que você pode ser, se quiser).O estilo de vida minimalista é ideal para você? Para a maioria das pessoas, acho que praticar alguns princípios básicos é importante para sua vida e finanças. Não há necessidade de ser muito agressivo ou estar no extremo extremo do minimalismo (é claro que você pode ser, se quiser).

Em última análise, é sua preferência e escolha se você pratica o minimalismo de alguma forma.Em última análise, é sua preferência e escolha se você pratica o minimalismo de alguma forma.

Comment here